quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mediação

"MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - O DIÁLOGO COMO CAMINHO"

Atualmente, a palavra que mais ouvimos na mídia é conflito. Os conflitos estão por toda parte: na escola, na família, nas nações, nas relações humanas e a importância do diálogo como possível facilitador de relações conflituosas.

Por isso compreendemos que a mediação de conflitos estendida à rede escolar de ensino tem como intuito propiciar às crianças, aos adolescentes, a todos os envolvidos no universo escolar uma reflexão sobre seus comportamentos e atitudes nas relações que estabelecem, fundamentalmente hoje, quando o bullying está nas escolas causando dor e sofrimento a todos. Na mediação dos conflitos, buscamos o diálogo como caminho.

MEDIAÇÃO:

- A mediação ocorre desde que o homem nasceu. Há sempre alguém na comunidade quem administra os conflitos.

-A mediação é feita por um terceiro e pode estabelecer uma transformação das partes, o que possibilita um acordo, ou não.

- A mediação tem como objetivo tornar as pessoas competentes para o diálogo, por meio da co-responsabilidade, da co-construção.

- A mediação surge como uma mudança interação; no diálogo; na conversação; na multivisão; na cooperação.
“Mediação é um processo conversacional onde um profissional – mediador – auxilia as pessoas a encontrarem consensualmente soluções satisfatórias para seus impasses e conflitos, favorecendo a transformação da relação entre elas.” Mediação, por meio da força transformadora do diálogo e da reflexão, poderá gerar, então, espaços humanizadores, para que nossas relações possam estar baseadas no respeito e, acima de tudo, na Ética, para que possamos viver com dignidade.

Conte com sua Mediadora.                    Maria Emilia Singolani   

Nenhum comentário:

Postar um comentário